TROCAR DE INSTITUIÇÃO:
Página Inicial
Um portal a serviço da transparência e do controle social
Paulo Tadeu Vale da Silva

Presidente Paulo Tadeu Vale da Silva.jpegÉ com grande satisfação que o Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF) faz parte dessa iniciativa, coordenada pelo Conselho Nacional dos Presidentes de Tribunais de Contas (CNPTC), para divulgar fiscalizações sobre a vacinação contra COVID-19 no Brasil, orientar gestores públicos e mapear as campanhas de imunização em todos os municípios.

 

Exercer o Controle Externo durante esta crise sanitária sem precedentes é um grande desafio para os Tribunais de Contas. Estamos vivendo uma conjuntura socioeconômica extremamente adversa. Nesse cenário, o TCDF compartilha integralmente da proposta de um esforço conjunto das Cortes de Contas e do fortalecimento do controle social. Mais do que nunca, o compartilhamento de experiências é fundamental. Também é importante mostrar à sociedade como os Tribunais de Contas vêm atuando no sentido de garantir que o interesse público seja atendido com eficiência e eficácia. 


Nós acreditamos que
 estimular e promover a transparência no gerenciamento dos recursos públicos, divulgar as fiscalizações empreendidas e apresentar as informações em linguagem acessível para simplificar o entendimento do cidadão sobre os dados fornecidos são ações essenciais no exercício da missão constitucional dos Tribunais de Contas. 


O TCDF tem adotado a transparência total como princípio norteador desta gestão. Nesse sentido, lançamos em fevereiro de 2021 o hotsite "Fiscaliza Covid", 
desenvolvido por servidores do próprio Tribunal. Esse espaço foi criado para divulgar à sociedade todas as fiscalizações do Tribunal sobre aplicações de recursos distritais no combate à pandemia.  


Desde março de 2020, já autuamos quase uma centena de processos relacionados a
o enfrentamento à Covid-19 e temos procurado exercer o controle concomitante das ações governamentais. Os dados sobre cada um desses processos estão disponíveis ao cidadão, em um ambiente virtual amigável e com diversos recursos de pesquisaOutras ferramentas de transparência do TCDF já estão em desenvolvimento e irão se somar a esta ao longo dos próximos dois anos. 


Nossa ideia é zelar pelos princípios da boa prática de governança de recursos públicos, mas sem comprometer o bom andamento da gestão. Assim, 
abraçamos esta e todas as outras iniciativas do Sistema dos Tribunais de Contas no sentido de promover uma atuação célere, firme e pedagógica das Cortes de Contas em todo o país, para que o atendimento das necessidades da população seja feito com qualidade e no tempo adequado.  


Desejo que a atuação dos Tribunais de Contas contribua para que a vacina chegue a todos sem demora, 
e que possamos com isso vencer a crise sanitária, retomar a normalidade das nossas vidas e recuperar os estragos sociais e econômicos causados por essa pandemia. 

 

Paulo Tadeu Vale da Silva é Conselheiro e Presidente do Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF).