TROCAR DE INSTITUIÇÃO:
Página Inicial
Mara Lúcia Barbalho da Cruz
O TCMPA adere a essa mobilização nacional que reforça a importância da operacionalização de campanhas de vacinações para atender as necessidades reais da população.

Presidente.jpg

O sistema Tribunais de Contas está com várias frentes de trabalho para o enfrentamento da pandemia de Covid-19 no Brasil, orientando e fiscalizando as gestões públicas nas esferas federal, estaduais e municipais para a correta aplicação do erário e também para garantir a efetividade das políticas públicas em saúde, educação, assistência social e demais áreas envolvidas nesses processos. Os resultados exitosos já conquistados e aqueles a serem alcançados pelo sistema Tribunais de Contas, destacando a atuação do Tribunal de Contas dos Municípios do Pará (TCMPA), estão sendo possíveis por meio de parcerias com outros órgãos públicos, sociedade civil organizada e, principalmente, com as cidadãs e os cidadãos que estão no dia a dia vivendo a realidade dessas políticas públicas.

Por isso, estão reunidos e compartilhados dados de todo o Brasil sobre as campanhas de vacinação de Covid-19, a partir do trabalho aguerrido dos Tribunais de Contas, termos mais transparência e estamos trabalhando para o fortalecimento dos controles externo e social, principalmente quando vivemos momentos de combate às informações falsas.

O TCMPA adere a essa mobilização nacional que reforça a importância da operacionalização de campanhas de vacinações para atender as necessidades reais da população. E, quando falamos em Pará, revela-se a complexidade da execução dessas campanhas municipais de imunização em decorrência de nossas dimensões territoriais e peculiaridades.

Esse trabalho do sistema Tribunais de Contas visa a dar máxima efetividade às políticas públicas no acesso amplo às informações sobre a vacinação de Covid-19. Tal iniciativa, subscrita pelo TCM, soma-se a outras recomendações e orientações que estão sendo expedidas e continuamente monitoradas por nosso Tribunal, observadas nossas competências e jurisdição de controle externo dos municípios paraenses, o qual se vocaciona, ainda mais, neste momento, para a atenção à saúde e vida da população do Estado do Pará.

MARA LÚCIA BARBALHO DA CRUZ
Presidente do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado do Pará