TROCAR DE INSTITUIÇÃO:
Página Inicial
13/07/2021 10:19
TCMRJ visita Salas de Vacinação e Locais de Vacinação Extramuros

Firjan.jpeg

 Dando continuidade à fiscalização realizada pela equipe do TCMRJ responsável pelo acompanhamento das ações da prefeitura relacionadas à vacinação contra Covid-19, ao longo dos meses de abril e de maio do presente ano, foram visitadas Salas de Vacinação e Locais de Vacinação extramuros contra a Covid-19.

A estratégia de vacinação no Município do Rio de Janeiro inclui a utilização de 236 salas de vacinação localizadas em clínicas da família e centros municipais de saúde, bem como pontos de vacinação extramuros, que podem ser para pedestres ou drive thru, organizados de acordo com a fase do grupo de risco a ser vacinado.

Os locais de vacinação encontram-se distribuídos nas áreas programáticas da cidade e funcionam de segunda a sábado. Por meio do site https://coronavirus.rio/vacina/ é possível verificar o horário específico da unidade desejada e localizar a sala de vacinação mais próxima.

Drive Thru.jpegO registro dos vacinados é realizado de forma manual, sendo posteriormente lançado nos sistemas SI-PNI do Ministério da Saúde e no sistema SRV da Prefeitura. Quanto ao controle para verificar se o vacinado faz parte do grupo prioritário previsto no dia, observou-se que são solicitados o documento de identificação e o comprovante da comorbidade.

     Em relação à estrutura física, todas as salas de vacinação visitadas possuíam câmara de refrigeração. Já nos postos de vacinação extramuros visitados a conservação da vacina era feita em caixas térmicas (equipadas com bobinas de gelo reciclável e termômetro para controle de temperatura) e/ou câmaras frias. Embora as salas de vacinação visitadas não possuíssem gerador, suas câmaras frias eram equipadas com bateria, permitindo a sustentação da temperatura por um determinado período.