TROCAR DE INSTITUIÇÃO:
Página Inicial
Palavra do Presidente do TCMRJ
Conselheiro Presidente Thiers Vianna Montebello

Foto Presidente.jpeg

Os anos de 2020 e 2021 nos surpreenderam com acontecimentos de proporções globais. A pandemia da Covid-19 se alastrou por todos os continentes e países sem distinção, atingindo todos os extratos sociais. A tragédia valia para todos, indiscriminadamente.

Vimo-nos assolados, num primeiro momento, pelo medo e pela incapacidade de lidar com esse elemento novo, desconhecido e letal.

As respostas para o enfrentamento começaram a surgir, notadamente do universo científico, através de pesquisas para identificar o inimigo e combatê-lo.

A pandemia exigiu ações rápidas dos governos, obrigando-os a implementar medidas para conter o contágio, proteger a saúde e o bem-estar da população, direitos fundamentais assegurados pela Constituição.

No Brasil, o enfrentamento da crise seguiu as diretrizes iniciais do Ministério da Saúde, acatadas pelas Secretarias Estaduais e Municipais, através do Sistema Único de Saúde, elevado à categoria de salvador da pátria.

Este não é o fórum adequado para avaliar as ações ou inações do governo central no combate à pandemia. Porém, ficou patente a importância da presença do Estado, do setor público, em especial, do SUS e de seu Plano Nacional de Imunizações, reconhecido mundialmente, para salvar o Brasil e o povo brasileiro de uma tragédia maior.

Restou claro que a presença do Estado em setores estratégicos é fundamental. E o que pode ser mais estratégico e vital para uma Nação do que a proteção à saúde de seu povo? O SUS ganhou contornos de heroísmo, num esforço jamais visto para atender a população nas unidades de saúde e, simultaneamente, implementar a campanha de vacinação.

Diante desse panorama, é louvável a iniciativa do CNPTC de criar um hotsite para que os Tribunais de Contas compartilhem as iniciativas adotadas em seus territórios de atuação, no que tange às ações de combate à pandemia e ao cumprimento do PNI.

 

THIERS MONTEBELLO

Presidente do Tribunal de Contas do Município do Rio de Janeiro